Quem disse que ação é só coisa de marmanjo?

Quando se pensa em filmes de ação, sempre vem à mente um cara enorme com sotaque europeu besuntado de óleo de bebê carregando uma gigantesca metralhadora, um policial durão que tem apenas 24 horas para resolver o caso ou o Matt Damon desesperadamente precisando ser resgatado. E aí, meu caro leitor, é que você erra. Porque não é só dos marmanjos que vive o cinema de tiro, porrada e bomba. Aproveitando que Atômica está nos cinemas, juntamos alguns filmes onde as mulheres mostram que conseguem descer a justiça e/ou a vingança melhor do que os rapazes.

Algumas regras que desenvolvemos ao imaginar Charlize Theron aprovando ou rejeitando nossa lista:

  1. Vamos evitar os filmes mais batidos, toda lista tem Sarah Connor, Ellen Ripley e Princesa Leia.
  2. Apesar de ter mulheres, vamos tentar evitar tudo que o Andy Sedaris fez… por motivos óbvios.
  3. Não, Kill Bill não está na lista, mas em breve vai ficar claro o por quê.
  4. Mulher-Maravilha deveria estar nesta lista, mas o filme precisa de mais elogios?

7) Yes, Madam! – Justiça em Dose Dupla (1985)

Sim, você está vendo a sensacional Michelle Yeoh com mullets. Este sensacional filme de ação policial de Hong Kong conta com Yeoh no papel da inspetora Ng que une forças com a inspetora escocesa Carrie Morris (interpretada pela incrível Cynthia Rothrock – a própria Lady Dragon) para desmantelar um perigoso sindicato criminoso.

A pancadaria come solta. O longa marcou a estreia de Rothrock no cinema e o primeiro filme com Yeoh no papel principal, duas atrizes que foram extremamente influentes na construção de cenas de ação e artes marciais.

E Cinthia Rothrock provavelmente consegue te mandar para o hospital apenas com o poder da mente…

6) Lady Snowblood – Vingança na Neve (1973)

Sem Lady Snowblood, não existiria Kill Bill. Ponto. Até as músicas da atriz principal, Meiko Kaji, estão na saga de Tarantino. Este longa cult conta a história de uma implacável assassina que esconde uma lâmina em seu guarda chuva.

Yuki (Kaji) nasceu na prisão. Fruto de um plano elaborado por uma viúva em busca de vingança que traz a bebê ao mundo, ela cresce e é treinada para se tornar a fúria encarnada de sua criadora. É um filme sangrento, intenso e marcante, especialmente devido à atuação fria de Meiko Kaji no papel principal.

5) Despertar de um Pesadelo (1996)

Shane Black vai ser eternamente associado à Máquina Mortífera, mas seu olhar único para filmes de ação caiu muito bem em Despertar de um Pesadelo, onde Geena Davis interpreta uma agente secreta com amnésia.

O longa começa com Davis no papel de uma pacata dona de casa que, aos poucos, vai relembrando quem ela realmente é. O que é perfeito, já que sua filha foi sequestrada por inimigos. Davis mostra um talento raro como heroína de ação e surpreende. É uma pena que ela não teve mais oportunidades para explorar esta capacidade.

4) A Toda Prova (2012)

O que acontece quando Steven Soderbergh, um dos diretores mais competentes de Hollywood, decide fazer um filme de ação? Ele coloca Gina Carano no papel principal de uma agente secreta que vira alvo de assassinato no centro de uma conspiração. Para complementar ele contrata diversos atores super famosos como Ewan McGregor, Antonio Banderas e Michael Fassbender. E, finalmente, ele solta Carano, que é proficiente em diversas formas de aleijar seres humanos, para fazer suas próprias cenas de ação e espancar o resto do elenco.

Tão bom quanto o filme, só os vídeos de making of onde o elenco comenta quem desmaiou, quem foi parar no hospital e quem realmente se machucou contracenando com Gina.

3) Nikita – Criada para Matar (1990)

Um dos filmes que consolidou a carreira de Luc Besson. Nikita conta a história de uma garota delinquente que é recrutada contra sua vontade por uma organização secreta que a transforma em uma assassina. O filme resultou em um remake americano e duas séries de televisão, mas nenhum captura a magia do original ou o carisma de Anne Parillaud no papel principal.

Apesar de O Profissional ser o filme de ação mais famoso do diretor, é em Nikita que Besson afinou seu estilo para direção em filmes de ação.

2) Lady Vingança (2005)

O terceiro filme da trilogia da vingança do genial (e man-crush do Doktor Bruce) diretor Park Chan-wook é simplesmente brilhante. Lee Young-ae interpreta Lee Geum-ja e como já é de se esperar, sua missão é vingança. Ao longo do filme, acompanhamos um gigantesco plano para destruir o Sr. Baek, um professor que lidera uma operação de sequestro de crianças.

Repleto de reviravoltas e uma direção cínica, espere muitas reviravoltas enquanto Geum-ja manipula a imprensa, a polícia e outros criminosos para atingir o seu violento objetivo final.

1) Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Eita, como assim? Não é um filme sobre o Mad Max? O que é isso cara pálida?

Calma gente, vamos lá. Uma coisa que poucas pessoas sabem sobre a saga de Mad Max é que o personagem raramente é o personagem principal. Ele costuma aparecer para ajudar outros sobreviventes do pós-apocalipse, como uma espécie de figura folclórica que surge do deserto, cumpre sua missão apenas para desaparecer novamente em meio a areia e calor. O único Max Rockatansky que de fato existiu foi o personagem do primeiro longa (note em Mad Max: Além da Cúpula do Trovão como o piloto de avião também se tornou uma figura folclórica).

Mad Max: Estrada da Fúria é a história de Furiosa, interpretada por Charlize Theron que rapidamente está se tornando uma das atrizes mais interessantes em filmes de ação que desafia o domínio do tirânico Immortan Joe e foge com suas preciosas esposas. Theron interpreta uma guerreira implacável e ensandecida que apenas quer voltar para seu antigo lar com sua tribo e para cumprir esta missão, precisará atirar, explodir, queimar e matar muitos e muitos e muitos inimigos em um dos filmes de ação mais fantásticos dos últimos tempos.

Longas como Atômica mostram que dar mais oportunidades para filmes de ação liderados por mulher é algo que o público espera há muito tempo. Esperamos que esta pequena lista ajude quem saiu do longa com vontade de ver um pouco mais de filmes do estilo.

E você? Tem algum filme de ação com mulheres que você sentiu falta na nossa lista? Deixe um recado nos comentários!

Até a próxima!

Comentários