Revelado o nome do novo console da Nintendo: Nintendo Switch

Após muito tempo de espera, a Nintendo revelou em um vídeo lançado mundialmente a sua próxima plataforma. Chamado anteriormente de Nintendo NX, Nintendo Switch é o novo console “híbrido” entre console de mesa e portátil. Confira mais no vídeo apresentado pela empresa:

Esse vídeo introdutório mostra a ideia central de uso do Switch, e a palavra que define mais precisamente o novo lançamento, é mobilidade. Segundo a Nintendo:

 “Além de fornecer emoções single-player e multiplayer local, o sistema Nintendo Switch também permitirá aos jogadores jogar o mesmo título onde, quando e com quem eles escolherem. A mobilidade de um portátil agora é adicionada ao poder de um sistema de jogo em casa para permitir sem precedentes novos estilos de jogo de vídeo game “

 Como também mostrado no vídeo, quando estiver na casa do usuário, o Nintendo Switch se conectará à TV por meio de uma docking station para o console. Já para se transformar em um portátil, o Switch tem uma tela similar a uma tablet, com encaixes para controles na sua lateral, que podem ser retirados a qualquer momento, se transformando nos Joy-cons. Tais controles, contam com tecnologia wireless, funcionando juntos ou mesmo separados e de forma independente quando a tela estiver em split-screen. Além da opção dos controles modulares, há o Nintendo Switch Pro Controller, similar ao Wii U Pro Controller. A tela do Switch também conta com um suporte para a posição vertical, possibilitando jogar em qualquer lugar,promovendo conforto ao jogador.

nintendo-switch-03

No entanto, pouco se sabe sobre o hardware e outros detalhes como autonomia da bateria. Segundo o blog da Nvidia, o console virá com tecnologia Tegra customizado especialmente para a plataforma. A empresa afirma que a versão customizada oferece performance idêntica a suas placas mais poderosas, tudo para garantir uma qualidade de desempenho e de gráfico do Nintendo Switch.

No vídeo também é possível ver que a Nintendo usará cartões SD ou memory cards para seus jogos. A forma digital obviamente será disponibilizada, mas ter a versão física neste formato, com certeza é um ponto a mais para os jogadores.

nintendo-switch-04

 O que marca a Nintendo ainda é seu passado. Seus jogos são e fazem a diferença mercadológica que muitas empresas tentam alcançar e portanto, para a grande maioria dos consumidores, os jogos mostrados no vídeo são os grandes fatores de compra do aparelho. É preciso considerar primeiramente uma clara sinalização de conveniência para os jogadores, já que as bibliotecas do console e de jogos portáteis da Nintendo serão combinadas em uma única plataforma, isso fará a diferença no resultado das vendas do Switch. Como não o bastante, o vídeo inicia com The Legend of Zelda: Breath of the Wild – o único que havia sido confirmado pela empresa durante o período da E3 deste ano. Dentre os outros jogos revelados estão Skyrim, Mario Kart 8 , NBA 2K17, um novo Super Mario – com um single-player no estilo do Mario 64 – e Splatoon, dando uma pista de um interesse grande da empresa dar mais atenção para os eSports.

É apresentado inclusive, o nome diversos estúdios desenvolvedores de jogos, o que pode significar títulos promissores para o console. Porém ainda é prematuro para se confirmar. Entre eles estão:  505 Games, Activision, Bandai Namco, Bethesda, Capcom, Codemasters, Electronic Arts, Epic Games, FromSoftware, Havok, Konami, SEGA Games, Square Enix,Take-Two Interactive, Telltale, THQ Nordic, TT Games, Ubisoft e Warner Bros. Há ainda o apoio de empresas como a Autodesk, Unity e Unreal.

Analisando de uma perspectiva geral o vídeo, existe claramente a vontade da Nintendo de deixar o direcionamento de suas produções de um público alvo infantil, para um público alvo mais velho, de jovens adultos. Em todas as situações exibidas no vídeo, não há nenhuma intenção de conversar com público infantil, mas resgatar o valor marcante que a Nintendo possui na vida de muitos jogadores, aliando a isso o prazer de ter a possibilidade do multiplayer local quando desejar. 

nintendo-switch-05

 Nintendo Switch até o momento confirma ser uma clara evolução entre DS e Wii U, e uma abordagem de mercado e público diferentes das outras plataformas da empresa.

Sabe-se que os mercados de tablets e smartphones já estão estabilizados, assim como dos consoles –  de oitava geração – e PC. Obviamente, a Nintendo não possui o objetivo de concorrer com eles diretamente ou iniciar uma competição com o novo mercado dos VR’s. Com isso, ela então cria para si uma terceira via.

nintendo-switch-06

  O Switch não é híbrido somente fisicamente, toda sua concepção é para fazer um novo mercado de mobile gaming com console, pensados para um público jovem, não hardcore.

Há grandes chances do Switch transformar o mercado de games que conhecemos hoje e se tornar certamente em uma febre. Mesmo ainda sendo cedo para saber e, levando-se em conta que fatores ainda não foram revelados, cogitamos que o futuro da Nintendo no mercado é muito promissor. Ela não entrará para perder.

O Nintendo Switch e maiores detalhes estarão disponíveis em Março do próximo ano.

Até a próxima!

Comentários