Spoils of War é o tipo de episódio que faz
Game of Thrones valer a pena

Game of Thrones – T07E04 – “Spoils of War”

A essa altura do campeonato conciliar as diferentes audiências de Game of Thrones é um desafio monumental. Fãs assíduos dos livros aguardam com um fervor descomunal as pequenas confirmações e revelações prometidas em um fascículo que nunca chega, os assistidores da série que acompanham como se fosse um reality show deturpado onde o que importa é quem vive ou morre ou transa e discutem como se os personagens fosse moradores de sua rua, e até mesmo os “casamenteiros vermelhos” aqueles que ficam no aguardo do próximo grande momento ou frase “lacradora” para fazer gifs e listas infantilizadas no Twitter ou no Buzzfeed.

Mas enfim, vamos falar de Spoils of War, um episódio que trouxe tudo na medida certa. Avançou a trama, trouxe reencontros que prometem momentos interessantes no futuro e de quebra ainda trouxe uma das melhores cenas épicas da história da série.

Irmãos Stark reunidos

Arya chega em Winterfell e se reencontra com Sansa e Bran. Dos cinco irmãos Stark, os três sobreviventes se reencontram após anos seguindo suas jornadas individuais. Sansa não é mais a inocente donzela que sonha em ser princesa e se tornou uma hábil manipuladora política e líder. Arya, agora treinada por Homens sem Rosto e espadachins de Braavos, se tornou uma mortífera guerreira que faz uso de sua figura diminuta e agilidade para lutar. E Bran, bom, Bran não existe mais. Ele agora é o Corvo de Três Olhos, uma figura que tudo indica é um ser único que apenas troca de hospedeiro com o passar do tempo, talvez ele seja o verdadeiro Deus das Crianças da Floresta. A entidade por trás dos rostos talhados nos Represeiros dos Bosques Sagrados. Ele compartilha com Petyr Baelish a expressão “o caos é uma escada”, algo dito pelo Mindinho, anos atrás.

Temos uma sessão de treino entre Brienne e Arya para demonstrar as habilidades de ambas. A demonstração também serve para Baelish entender que Winterfell se tornou um lugar bem perigoso para traidores e tramantes.

Fogo, Gelo e Vidro de Dragão

Na Pedra do Dragão, Jon Snow mostra para Daenerys imagens deixadas pelas Crianças da Floresta que mostram a aliança entre elas e os Primeiros Homens contra o Rei da Noite. Jon usa isto como argumento para pedir novamente uma aliança com Dany. A conversa é encerrada quando chegam notícias sobre Rochedo Casterly e a queda da frota de Yara Greyjoy. Cansada das derrotas, ela decide tomar controle da situação.

A cena final, a primeira batalha de Daenerys “cavalgando” Drogon e acompanhada de sua gigantesca horda Dothraki é icônica. A direção, a fotografia, a coreografia de ação coloca muitos filmes de fantasia no chinelo. E finalmente, o grande mérito da gigantesca conclusão do episódio é utilizar a guerra como um recurso para avançar a trama e não apenas uma cena bonitinha.

Veja Jaime Lannister como exemplo. Até um certo ponto da história de Game of Thrones, o arco do personagem é o mesmo dos livros. Ele sonha em ser apenas um cavaleiro e viver em paz com seu verdadeiro amor, mas pressões do seu nome familiar e as tramoias do reino o mantém longe do seus desejos e da verdade. Aos poucos, ao conviver com Brienne de Tarth, ele começa a se tornar um personagem mais heroico. Na série, ele continuou um ser de moralidade questionável, fazendo vista grossa das atitudes cada vez mais tirânicas de sua irmã. Foi interessante ver que ainda há chance de redenção para o personagem e seu momento veio em meio a batalha  mais perigosa até agora. Com Drogon tombado, Jaime cavalga com lança em mãos para tentar abater a fera. Ele falha é claro, e seu futuro é incerto, mas por um breve momento, tivemos um vislumbre do que ainda poderá ser um grande herói em Westeros.

Até a próxima!


REGRAS:

  1. Envie a(s) resposta(s) para o nosso inbox no Facebook.
  2. Cada participante poderá enviar somente 1 (uma) vez a(s) resposta(s).
  3. Cada resposta correta, vale 1 (um) ponto.
  4. Aceitaremos respostas até às 20h00 de 07/08/2017. (Encerrado)
  5. Até as 23h30 vamos divulgar aqui no post a relação dos competidores e seus pontos.
  6. Vence quem tiver mais pontos no final da exibição da temporada. Serão 3 (três) perguntas toda semana. Sempre às segundas.
  7. O vencedores ganhará um mega kit de Game of Thrones. Tem até alguns POP! Funko dos personagens. Em breve divulgaremos o prêmio completo.
  8. Boa sorte!

Comentários

ResumoDragões novamente voam nos céus de Westeros.
5.0
Critérios
Roteiro
Direção
Enredo
Elenco
Observações:
  • Cersei recruta a Companhia Dourada? Isto pode ter repercussões monumentais, falaremos disso em breve.
  • A cronologia está um pouco confusa. Os roteiristas sabem que Westeros é imenso né? Estamos perdendo um pouco de noção de quanto tempo leva para atravessar o continente.
  • Agora duas guerreiras têm armas de aço Valiriano em Westeros.
Avaliação dos leitores: 9.8(1 Voto)
Dê sua nota