Será que Atômica aguenta o tranco no nosso ringue?

Na Freakpop nós adoramos filmes de espionagem. Eu defendo compulsivamente a fase Timothy Dalton do 007, a Tatá Snow tem um amor inexplicavelmente genuíno por True Lies (praticamente o Máquina Mortífera 4 dos filmes do James Cameron) e até o próprio Paulo Gustavo Pereira deixa qualquer conversa mais intelectual falando sobre John Le Carré.

Toda vez que um novo personagem surge no gênero gastamos horas e horas (e horas e horas…) discutindo como o agente secreto enfrentaria outros ícones da cultura pop. Aproveitando que Atômica estreou nos cinemas (e o filme é genuinamente bom), chegou a hora de testar se Lorraine Broughton merece andar ombro a ombro com outros homens e mulheres das sombras.

Misterioso não? Vamos lá!

A desafiadora: Lorraine Broughton

Quem é: Agente secreta do MI6 que visitou Berlim nos últimos dias da Guerra Fria.

Onde vê-la: Atômica (atualmente nos cinemas), na HQ, A Cidade mais Fria.

Habilidades e vantagens: combate corpo a corpo, infiltração e exfiltração, Charlize Theron.

O que ela traz para o ringue: Lorraine é uma das agentes mais implacáveis do MI6. Ela é fria e manipuladora. Ela também tem o incrível dom de transformar grupos inteiros de inimigos em pilhas de entranhas de agonia usando apenas seus punhos e objetos facilmente encontrados em casa.

Ajuda também que ela é interpretada por uma das atrizes mais intimidadoras da atualidade e acompanha uma trilha sonora que dá um pau em qualquer coisa do toca-fitas do Senhor das Estrelas.

James Bond

Quem é: O vovô dos super espiões. Enfrentou de tudo, da organização criminosa SPECTRE até a organização criminosa, porém sem graça, SPECTRE.

Onde vê-lo: A saga 007, a franquia de filmes mais longa da história do cinema. Matérias onde o Daniel Craig reclama sobre o papel e depois muda de ideia.

Habilidades e vantagens: Alcoolismo funcional, imunidade sobre-humana para DSTs, orçamento praticamente ilimitado e um carro com gadgets (temática de mamífero voador indisponível).

Versus Atômica: Apesar de ser eficiente matando capangas anônimos, Bond só consegue derrotar o oponente principal depois dele explicar seu plano maléfico – e ainda assim com uma dose cavalar de sorte. Se for na fase Roger Moore não tem a menor chance, ele luta com toda a fúria de um abraço particularmente carinhoso.

Vencedor: Lorraine Broughton

Jason Bourne

Quem é: um dos poucos papéis onde Matt Damon não precisa ser resgatado. Agente secreto de uma divisão da clandestina da CIA chamada Treadstone. Sofre de amnésia.

Onde vê-lo: A saga Bourne, menos aquele onde o Jeremy Renner tentou ser a versão supermercado Dia do Capitão América.

Habilidades e vantagens: Excelente combatente corpo a corpo, sabe improvisar armas com qualquer objeto, faz celular pré-pago parecer legal. Sabe fazer o sumiço do Batman.

Versus Atômica: já imaginou os dois se espancando? Ia parecer um congelador de banco de sangue que esqueceu de pagar a conta de luz. A luta poderia empatar ao menos que Lorraine diga algo sobre saber alguma coisa sobre o passado de Bourne. Ele parece criança em propaganda de cereal quando isso acontece e dispersa completamente para ir atrás do segredo.

Vencedor: Empate

Jack Bauer

Quem é: o super agente caçador de terroristas e entusiasta de tortura que caça bandidos pela CTU.

Onde vê-lo: Na série 24 Horas e derivados.

Habilidades e vantagens: controle assustador das funções corpóreas, capaz de passar um dia inteiro sem ir ao banheiro. Expert em arrancar informações de inimigos usando tortura.

Versus Atômica: Jack é um cara durão, mas tipicamente o oponente está amarrado em uma cadeira né? E convenhamos que ele já deixou pelo menos uma bomba nuclear explodir enquanto Lorraine não deixou nenhuma. E ela estava na União Soviética, você tem ideia de quanto eles adoram bombas nucleares por lá?

Vencedor: Lorraine Broughton

Harry Hart

Quem é: o cara que deixa tudo mais classudo no mundo da espionagem. Afinal “a conduta define o homem”.

Onde vê-lo: Kingsman: O Serviço Secreto e Kingsman: O Circulo Dourado

Habilidades e vantagens: Além dos recursos da Kingsman a seu dispor. Apesar de não durar muito tempo, ele consegue causar um certo espanto ao ser ultra violento e parecer o Colin Firth, dois conceitos tão antagônicos quanto pizza e ketchup.

Versus Atômica: Essa luta ia ser complicada. Ambos são excelentes lutadores corpo a corpo, ambos são devidamente britânicos e ambos sabem usar armas. Hart até levaria uma certa vantagem por causa dos gadgets, mas Lorraine tem a incrível habilidade de transformar material de jardinagem em instrumentos médicos contra a vontade do inimigo.

Vencedor: Empate. 

Sydney Bristow

Quem é: a agente camaleão da SD-6 que eventualmente descobre que estava trabalhando para uma organização criminosa.

Onde vê-la: Na série Alias.

Habilidades e vantagens: Mestre em Krav Magá, fala diversas línguas, capaz de sobreviver um projeto do JJ Abrams sem viajar no tempo e um casamento com Ben Affleck.

Versus Atômica: Sydney é mais confortável com missões de obtenção de informação do que combate. Por existir no universo da TV aberta norte-americana, a personagem não é muito familiarizada com violência desenfreada. Lorraine não consegue nem descobrir o telefone da pizzaria sem hospitalizar três pessoas.

Vencedor: Lorraine

Harry Tasker

Quem é: um vendedor pacato de computadores (anos 90) que na verdade é um agente do Omega Sector (anos 90). Ele caça os muçulmanos extremistas do Jihad Escarlate (anos 90).

Onde vê-lo: True Lies, o filme do James Cameron que ninguém lembrava que ia além da cena de strip-tease da Jamie Lee Curtis.

Habilidades e vantagens: Tasker não é lá um baita super agente. Ele sempre fala com um sotaque austríaco e deve ser difícil se infiltrar em locais quando você se parece com o irmão mais marombado do Ivan Drago.

Versus Atômica: Tudo bem, o AH-NOLD é imenso, mas ele é tão devagar que você consegue fugir dele dentro de um elevador. Ele até ganha em força bruta, mas sem uma metralhadora do tamanho de um chassis de Santana, ele fica relativamente indefeso contra Lorraine.

Vencedor: Lorraine 

Nick Fury

Quem é: O diretor da Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão, também conhecida como S.H.I.E.L.D..

Onde vê-lo: procure qualquer coisa com as palavras “Marvel Studios” que não esteja acompanhado das palavras “Fox” ou “X-Men”. Para os puristas, procure as HQs da Marvel.

Habilidades e vantagens: Todos os recursos da S.H.I.E.L.D. incluindo um gigantesco porta-avião que voa e que só pode ser derrubado com uma flecha ou um pendrive. Excelente gestão de RH que convence nonagenários a aceitar cargo de funcionário público.

Versus Atômica: Fora um WhatsApp com o telefone do Capitão América, Homem de Ferro e Viúva Negra, Nick Fury (pelo menos nos filmes) não faz muita coisa. Sua capacidade como espião é duvidosa considerando que tudo dele acompanha o logo da S.H.I.E.L.D. como se fosse a Nike. Fury sozinho provavelmente aguentaria o tranco por causa dos gadgets, mas não seria o suficiente no final.

Vencedor: Lorraine se Nick Fury não conseguir chamar nenhum amiguinho. Fury se mais uma vez o aeroporta-aviões cair em cima deles. 

Ethan Hunt

Quem é: o super agente da IMF cujas cenas de ação ficam cada vez mais complexas conforme a crise de meia idade do Tom Cruise se agrava.

Onde vê-lo: Na saga Missão Impossível.

Habilidades e vantagens: Assim como um Homem-Aranha na Smart Fit, Hunt é excelente para correr e se dependurar de coisas. Ele fala diversas línguas, tem aquelas máscaras maneiras e luta kung-fu com motos.

Versus Atômica: Fora que provavelmente uma luta entre Charlize Theron contra Tom Cruise ia parecer Gandalf punindo um Hobbit, Lorraine ganha pela fisicalidade, mas depende da arena. Se for um avião em queda livre, uma centrífuga gigante ou um clip do Limp Bizkit, Ethan leva a vantagem do terreno. Fora isso, no departamento de tabefe o coitado não aguentaria.

Vencedor: Lorraine

Bom meus caros, por enquanto é isso. Gostaríamos de agradecer a nova participante do jogo que acabei de inventar para este artigo e aguardo ansiosamente os comentários explicando porque todas as lutas simuladas eu errei o resultado.

Até a próxima!

Comentários